Cerca de dois mil contribuintes já procuraram a Prefeitura de Teresina para renegociar débitos através do Programa de Pagamento Incentivado (PPI). As negociações podem ser feitas até o dia 30 de dezembro em uma das Centrais de Atendimento ao Público ou pelo site http://ppi.teresina.pi.gov.br.

Lançado há pouco mais de duas semanas, o PPI visa a reduzir a inadimplência de alguns tributos, como IPTU, ISS, ITBI e Taxas. Até agora, foram negociados mais de R$ 4 milhões de débitos. A expectativa é que, nos próximos dias, o número de negociações aumente, a exemplo do que aconteceu no último programa.

“Estamos tendo um número de negociações superior ao do último programa de incentivo à renegociação de débitos. Pelo que percebemos, a tendência é que, nos próximos dias, mais contribuintes nos procurem para quitar os débitos”, afirma o Coordenador Especial da Receita da Secretaria Municipal de Finanças, Alexandre Castelo Branco.

Através do PPI, os contribuintes podem ter descontos em multas e juros de até 100%. Esse desconto é destinado apenas àqueles que optarem pelo pagamento à vista. Para quem desejar fazer o pagamento parcelado, o desconto poderá ser de até 80%. O desconto varia de acordo com o número de parcelas escolhido pelo contribuinte, que pode chegar a 90 meses. A parcela não pode ser inferior a R$ 50,00 para pessoa física e R$ 100,00 para pessoa jurídica.

“Atualmente, quem está inadimplente tem que pagar multa de mora 0,33% ao dia e 1% de juro de mora ao mês, atualização monetária e os honorários advocatícios, caso esse crédito seja inscrito em dívida ativa. Com a lei, o contribuinte vai ter uma condição mais vantajosa de quitar”, lembra Alexandre Castelo Branco.

As negociações de débitos junto à prefeitura de Teresina podem ser feitas pela internet ou em uma das Centrais de Atendimento ao Público. Para fazer a negociação pela internet, o contribuinte deve acessar o site http://ppi.teresina.pi.gov.br e ter em mãos o número da inscrição municipal, em caso de imóvel. No caso de empresas, é preciso ter ainda o número do CPF do responsável legal.

Confira onde renegociar:

Unidade de Atendimento ao Público Centro
Rua Álvaro Mendes, 860 – Centro – Teresina – Piauí | Telefone: (86) 3234-0300

Unidade de Atendimento ao Público Leste
Avenida João XXIII, 2715 – São Cristovão – Teresina – Piauí | Telefone: (86) 3215-7870

Divisão de Cobrança Administrativa
Rua Álvaro Mendes, 860 – Centro – Teresina – Piauí | Telefone: (86) 3215-7549