Preocupada com a qualidade dos serviços prestados à comunidade, a Prefeitura de Teresina investe na realização de concursos públicos. Estes certames, realizados nos últimos quatro anos, já garantiram a contratação de cerca de 2.460 servidores municipais, entre efetivos e temporários.

Nos órgãos da Administração Direta, as contratações somam 664 profissionais, entre professores, engenheiros, psicólogos e outros. Já a contratação temporária apenas de professores para a rede municipal de ensino totaliza cerca de 676 nos últimos quatro anos. Já na Administração Indireta, mais especificamente na Fundação Hospitalar de Teresina (FHT) e Fundação Municipal de Saúde (FMS), desde 2013 até agora, já foram contratados 1.118 servidores efetivos, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, técnicos e etc.

“Uma das características da atual gestão é o investimento em recursos humanos. Nós só podemos trabalhar com o apoio dos servidores, que unem forças em prol do desenvolvimento da nossa cidade. Em contrapartida, a Administração também investe na qualificação desses profissionais através dos cursos ofertados, anualmente, pelo Centro de Capacitação do Servidor Público Municipal, por exemplo”, pondera Firmino Filho, prefeito de Teresina.

Outra iniciativa recente que beneficiou cerca de 3.600 servidores municipais foi a concessão do Bônus Páscoa – um benefício, no valor de R$ 66, concedido aos servidores que recebem até R$ 1,2 mil, para ajudar na compra dos alimentos típicos da Semana Santa. “Todos os anos, nós concedemos este benefício aos servidores para que eles possam comprar, principalmente, o tradicional peixe da Semana Santa”, disse o secretário de Administração e Recursos Humanos, Paulo Dantas.

Novo Concurso

Também está em fase de organização um novo concurso público para sete órgãos da Administração Municipal Direta e Indireta. A previsão é que o certame ofereça mais de 100 vagas. As oportunidades serão distribuídas nos seguintes órgãos: secretarias municipais de Finanças (Semf), Planejamento e Coordenação (Semplan), Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas) e Meio Ambiente (Semam); Procuradoria Geral do Município (PGM), Arsete e Prodater. A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a escolhida para organizar o concurso.

Reajuste

Na contramão da maioria das prefeituras do país, a Administração de Teresina está garantindo reajuste salarial para seus servidores. O percentual concedido este ano será de 10,71%, que corresponde à correção inflacionária do período com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo – Especial (IPCA-E).

“Como este ano é atípico, por ser eleitoral, a legislação só permite que seja feita a reposição salarial dos servidores com base na inflação do ano anterior. É importante que os servidores se conscientizam do atual cenário econômico, de quedas nas arrecadações, fator que levou a Prefeitura a decidir pelo escalonamento do reajuste”, explica Paulo Dantas.

De acordo com o secretário de Administração e Recursos Humanos, o reajuste será parcelado em três vezes, sendo a primeira parcela paga em maio (3,57%), a segunda em agosto (3,57%) e a terceira em novembro (3,21%). A estimativa do impacto total deste reajuste na folha de pagamento da Prefeitura de Teresina é de cerca de R$ 5,7 milhões.

Educação

Paulo Dantas ressalta ainda que a pasta da Educação, segunda maior empregadora do município, tem recebido atenção especial do prefeito Firmino Filho. “Em fevereiro deste ano, concedemos o reajuste integral de 11,36% do piso da categoria. Desta forma, os professores de Teresina, em carreira inicial, passaram a ganhar mais que o piso nacional da categoria. Além disso, o prefeito autorizou a progressão funcional de mais de 1.300 professores, o que reforça o empenho da atual gestão em valorizar a categoria”, destaca.

Vale ressaltar que, nos últimos cinco anos, o piso do magistério, em âmbito municipal, cresceu 47,18%. Atualmente, enquanto o piso nacional da categoria é de R$ 2.135,64, o professor que trabalha na Capital piauiense, em regime de 40 horas, está recebendo R$ 2.605,19 de vencimento inicial.

FONTE: ASCOM SEMA