Em audiência realizada ontem (27) em Brasília, o prefeito Firmino Filho pleiteou junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) empréstimo no valor de R$ 23 milhões. O recurso é destinado à modernização tributária e à viabilização de vários projetos urbanísticos de Teresina.

“São recursos necessários especialmente para a Secretaria Municipal de Finanças modernizar o seu parque tecnológico, realizar um novo estudo de plantas genéricas de valores, como também adotar tecnologias que sejam mais baseadas nos recursos da informática contemporânea”, explicou o prefeito, acompanhado do secretário Municipal de Finanças, Jalisson Hidd, e do secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim.

Mudanças na legislação
Segundo o prefeito, esses recursos também irão beneficiar projetos na área de urbanismo, tendo como foco o novo Plano Diretor de Ordenamento Territorial da Cidade de Teresina. “Nós estamos fazendo um conjunto significativo de mudanças nas legislações urbanas”, explicou Firmino, destacando a nova Lei de Calçadas, o novo Código de Edificações, a Lei de Drenagem, a lei que congelou o perímetro urbano de Teresina e a lei que estabeleceu o IPTU progressivo.

“É um conjunto significativo de mudanças institucionais que melhoram o gerenciamento da cidade, buscando fazer de Teresina uma cidade que seja mais compacta, mais sustentável e baseada na qualidade de vida”, disse.

Firmino Filho acentuou que a busca por uma vida de qualidades dos teresinenses é desafio permanente da Prefeitura. “Nós temos ainda alguns instrumentos legais a construir, como Plano Diretor de Ordenamento Territorial, com todos os usos do solo urbano”, ressaltou.