Uma equipe de gestores e técnicos da Prefeitura Municipal de Teresina participaram, durante três dias em Teresina, do Programa de Gestão Avançada – APG Compact da Amana-Key, empresa especializada em inovações nas áreas de gestão, estratégia e lideranças de organizações públicas e privadas. Desde sua primeira gestão o prefeito Firmino Filho incentiva sua equipe de governo a participar da capacitação.

O programa, que veio pela primeira vez a Teresina, tem como propósito desenvolver nas organizações um modelo de gestão e liderança em níveis cada vez mais elevado de excelência, inovação e consciência. Conforme Oscar Motomura, fundador da Amana-Key esse modelo de gestão é mais natural, biológico, onde a organização deve ser vista como organismo vivo. Para ele, tudo que é artificial vai contra o fluxo da vida. “Numa gestão e, mesmo na sociedade, é importante observarmos como às pessoas se comportam, como reagem aos problemas que existem, muito diferentes umas das outras, isso nos faz pensar que o modelo ideal de organização é àquele muito mais sintonizado na vida”, defende.

Para a presidente da Fundação Wall Ferraz, Aparecida Caland, “participar do programa foi de extrema importância porque nos possibilitou uma reflexão sobre nosso papel enquanto gestores, de estar aberto para o novo, para o diferente, sem perder o foco do nosso propósito, e com a capacidade de entender melhor a realidade onde estamos inseridos, seja no campo pessoal ou profissional”, ressalta a presidente.

Além da Fundação Wall Ferraz, participaram do curso representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Administração, Secretaria Municipal de Finanças, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.