O pagamento do ISS referente ao mês de setembro deve ser feito até o próximo dia 13. A emissão da guia de recolhimento do imposto pode ser feita pela internet, no site da Secretaria Municipal de Finanças (SEMF), clicando no banner Nota Fiscal Eletrônica, no menu à direita na página principal.

“Normalmente, o prazo para pagamento do ISS termina no dia 10 de cada mês. Por conta do feriado, esse mês, o prazo foi estendido para o dia 13, sem incidência de multas e juros. A partir do dia 14, embora continue sendo possível emitir a guia de recolhimento pela internet, o valor do imposto será acrescido de juros e multas”, comentou Hugo Portela Santos, gerente executivo do ISS e Taxas da SEMF.

O gerente executivo explicou ainda o procedimento para quem, eventualmente, perder o prazo de emissão da guia de recolhimento: “Por todo o dia 14, a guia de recolhimento ainda poderá ser emitida no site da Secretaria Municipal de Finanças (SEMF), clicando no banner Nota Fiscal Eletrônica. Após o dia 14, a guia de recolhimento do ISS também poderá ser emitida pela internet, pelo site da SEMF, mas em outro link. Após acessar http://semf.teresina.pi.gov.br/, o prestador de serviço deve clicar no banner Emissão de Guias, Certidões, Consultas e Alvarás, localizado no canto superior direito da página e informar CNPJ e senha”, detalhou.

Para fazer a emissão da guia de recolhimento do ISS, o prestador de serviço deve informar seu usuário e senha: “O usuário e senha são os mesmos utilizados para a emissão de nota fiscal eletrônica (NFSe). Todos os prestadores de serviços credenciados na NFSe possuem esses dados para o login. A Prefeitura de Teresina tem investido na disponibilização de serviços pela internet, de modo a facilitar o acesso aos contribuintes e prestadores de serviço, agilizando os procedimentos e evitando deslocamentos desnecessários”, completou Hugo Portela Santos.

O ISS é o imposto que incide sobre todas as prestações de serviços, cujas atividades constam na Lista de Serviço, anexo VII da Lei Municipal 3606/2006.