O prefeito Firmino Filho e técnicos da Prefeitura de Teresina definiram as ações para otimização dos gastos da administração municipal. Para os próximos meses, a meta é otimizar R$ 35 milhões em despesas. As possibilidades foram debatidas durante reunião do programa de aprimoramento da gestão pública Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.

Durante a reunião, Firmino Filho pediu empenho aos gestores das pastas para que a meta seja alcançada. “Estamos vivendo um ano de crise econômica. É fundamental que possamos ter um compromisso com a otimização dessas despesas. É fundamental, para gestão, que possamos ter sucesso nessa fase”, disse o chefe do executivo municipal.

Para otimizar as despesas, cada gestor definiu, com apoio do Juntos, as ações que serão executadas nos próximos meses. Com a limpeza urbana, por exemplo, a meta é otimizar R$ 4,3 milhões até fevereiro do próximo ano. Para isso, haverá, entre outras ações, a implementação de grupo multidisciplinar de fiscalização.

“Agora precisamos executar essas ações para que as economias sejam realizadas. Apresentamos ações para que os custos sejam otimizados de forma coerente sem afetar a qualidade do serviço público”, destacou o secretário municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), Washington Bonfim.

Juntos

O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável (Juntos) é um programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos municipais. Liderado pela organização social Comunitas, está presente em 12 cidades brasileiras. As frentes de aprimoramento de receitas e de redução de despesas do Juntos são desenvolvidas com a Falconi Consultores de Resultados, parceira técnica da Comunitas no Juntos.