Facilitar o acesso do cidadão, agilizar os procedimentos e evitar deslocamentos. Com esses objetivos, a Prefeitura de Teresina disponibiliza aos cidadãos o Portal de Serviços On-Line da Secretaria Municipal de Finanças, em que é possível emitir guias de recolhimento de impostos e certidões, fazer consultas sobre imóveis e outros serviços. O portal de serviços está disponível no link http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=EXTRATOEMPRESA

“Pelo portal de serviços, o cidadão pode efetuar consulta a débitos, emitir guias e certidões, validar certidões e muitos outros serviços, todos disponíveis 24 horas. O portal evita o deslocamento do cidadão às Centrais de Atendimento ao Público (CAP) e traz mais comodidade ao cidadão, que pode fazer tudo do conforto de sua casa ou sem se ausentar do local de trabalho”, comenta o Coordenador Especial da Receita, Alexandre Castelo Branco. Ele lembra que 70% do serviço de emissão de nota fiscal realizados nos CAPs poderiam ser realizados pelo Portal de Serviços.

O coordenador explica que, após acessar o portal, o usuário deve selecionar o serviço necessário e informar os dados.

“Para selecionar o serviço desejado, basta clicar na aba do canto superior esquerdo da página e escolher a opção que corresponde ao serviço a ser realizado. Depois, é só informar os dados solicitados pelo sistema e finalizar o uso. É rápido, prático e simples. Caso o serviço seja uma guia para pagamento, por exemplo, é só imprimir e ir ao banco, ou até pagar de casa mesmo, pela internet”, completa Alexandre Castelo Branco.