O Conselho de Contribuintes do Município ganhou dois novos membros. Na manhã desta terça-feira (25), foram empossados representantes do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e da Prefeitura de Teresina. A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Finanças (SEMF).

O CRC passa a ter, a partir de agora, assento no Conselho de Contribuintes. Com isso, o número de membros passa de sete para nove. De acordo com o secretário municipal de Finanças, Jalisson Hidd, a intenção da administração municipal é dar mais paridade ao Conselho e aumentar a participação da sociedade civil, através dos representantes das entidades de classe.

“É importante que possamos ter membros da sociedade, ter representantes do CRC como membros. Esperamos que eles possam contribuir ainda mais com esse trabalho que é importante para sociedade e para a Prefeitura”, ressaltou.

O presidente do Conselho de Contribuintes, Ricardo Teixeira, lembrou que, com mais dois novos membros, o órgão pode dar mais celeridade aos processos. “Com os membros do CRC, o Conselho ganha em diversidade de pensamento, aumentando o nível de discussão técnica. Isso porque o profissional de contabilidade entende não apenas da sua área, mas também de administração, direito. Além disso, com mais conselheiros, podemos acelerar os processos que chegam até nós”, pontuou.

Com a posse, o CRC passa a ter assento no Conselho de Contribuintes, o que é um desejo antigo da classe. “Esse assento era um desejo antigo nosso. Estamos aqui para somar. Nossos representantes são altamente qualificados e vão contribuir bastante para o julgamentos do Conselho”, destacou o presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim.

Instituído em 2006, o Conselho de Contribuintes é um órgão colegiado de segunda instância que julga os recursos contra as decisões finais da Junta de Julgamento Tributário (JJT). A atuação do conselho é referente a processos administrativo-tributários de natureza contenciosa.

Membros efetivo:

– Leonice Benício Costa, representante do CRC-PI