A Prefeitura de Teresina disponibiliza em seu site oficial um link que dá acesso ao Portal da Transparência do município. Criado em 2010, após o surgimento da Lei da Transparência, o Portal tem como objetivo principal garantir a aplicação do princípio da transparência com auxílio oferecido pela tecnologia para divulgar o mais amplamente possível informações de interesse individual ou coletivo sobre gastos públicos e aplicação de recursos.

Em 2013, na administração do prefeito Firmino Filho, o Portal da Transparência ganhou novo layout e mais evidência dentro da gestão municipal e dos órgãos reguladores. De acordo com Geraldo de Sousa Câncio, diretor-técnico da Prodater, o Portal é uma importante ferramenta de comunicação entre a administração pública e os cidadãos. “O Portal oferece à população uma possibilidade de participação democrática na gestão das contas públicas, fortalecendo a cidadania dos munícipes”, afirma.

Pensando em melhorar ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos pelo Portal da Transparência, representantes da Prefeitura de Teresina estiveram na manhã de hoje na Câmara Municipal. “Viemos apresentar aos vereadores, que são representantes do povo, a atual situação do nosso Portal da Transparência, que está em conformidade com a Lei, mas queremos ouví-los sobre os novos requisitos legais e de usabilidade, sempre pensando em oferecer mais praticidade e segurança ao usuário. O interesse da administração municipal é de melhorar os serviços prestados pelo Portal”, afirma Ricardo Alves, controlador-geral do município e coordenador da comissão permanente criada para organizar a apresentação aos vereadores.

De acordo com Ricardo, após a apresentação na Câmara Municipal, a comissão se reunirá novamente para organizar um cronograma para a implementação das mudanças sugeridas pelos vereadores.