A Prefeitura de Teresina implantou um sistema pioneiro de acompanhamento dos atendimentos aos contribuintes da capital. Desde o início do mês, o sistema está em funcionamento e sendo monitorado pelas equipes da Secretaria Municipal de Finanças. A informação é do secretário municipal de Finanças de Teresina, Admilson Lustosa.

Segundo o secretário, o sistema de monitoramento foi implantado, inicialmente, para acompanhar os atendimentos efetuados na Central de Atendimento à População (CAP) Centro. “Por meio do sistema, podemos gerenciar o tempo de atendimento para cada tipo de serviço, por exemplo, e também quais os serviços mais procurados”, comentou.

Admilson Lustosa lembrou que o sistema entrou em funcionamento no mesmo período em que a Prefeitura firmou parceria com a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil para emitir o Imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI), nas agências bancárias das duas instituições financeiras. “Com isso, tivemos os atendimentos agilizados e, consequentemente, benefícios para a população”, ressaltou o secretário.

O sistema de monitoramento do atendimento foi criado pelo Sistema de Informática da Semf e, por meio dele, é possível também monitorar quantos contribuintes cada funcionário atende por dia e a duração do atendimento, por exemplo. Com base nos dados do Sistema, foi possível constatar, por exemplo, que somente na última segunda-feira, foram efetuados 387 atendimentos à contribuintes de Teresina. A média da duração dos atendimentos relacionados à ITBI, por exemplo, foi de 13 minutos e 32 segundos.

O secretário ressaltou que a proposta é estender o sistema para o monitoramento dos atendimentos também aos usuários do CAP Leste. No entanto, a Prefeitura aguarda a transferência da sede dos serviços para a implantação do sistema.