O município de Teresina conseguiu otimizar, no mês de abril, R$ 4,2 milhões em despesas. Os números foram apresentados hoje (29) durante reunião do programa de aprimoramento da gestão pública Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.

Este mês é o primeiro de captura de resultados. Nas outras etapas, os gestores de cada pasta estabeleceram metas e definiram ações que já estão sendo executadas. A meta é que seja otimizada R$ 35 milhões em despesas até o final do ano.

“Para o primeiro mês, tivemos um bom resultado, que é além do esperado. Precisamos continuar a execução das ações e seguir o cronograma para que os custos sejam otimizados de forma coerente sem afetar a qualidade do serviço prestado à população”, destacou o secretário municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), Washington Bonfim.

O prefeito Firmino Filho lembrou, durante a apresentação dos dados, que o momento econômico não é favorável às administrações municipais. Por isso, é preciso que cada um faça sua parte. “O momento é dramático. É necessário que cada um possa fazer sua parte”, disse o chefe do executivo, reforçando o pedido para que cada gestor se empenhe na qualificação dos gastos.

Juntos
O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável (Juntos) é um programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos municipais. Liderado pela organização social Comunitas, está presente em 12 cidades brasileiras. As frentes de aprimoramento de receitas e de redução de despesas do Juntos são desenvolvidas com a Falconi Consultores de Resultados, parceira técnica da Comunitas no Juntos.