Pensando em garantir comodidade para os teresinenses, a Prefeitura de Teresina colocou em funcionamento o portal de serviços online para a população. O portal já está disponível e, por meio dele, é possível realizar dezenas de serviços que são executados pela Secretaria Municipal de Finanças.

Por meio do endereço eletrônico www.semf.teresina.pi.gov.br, o cidadão poderá efetuar consulta a débitos, emissão de guia para pagamento (em implantação), certidões, alvarás entre outros, disponíveis 24 horas. O portal de serviços permite ainda consultar débitos do Imóvel relativo ao IPTU, bem como emitir a segunda via do imposto e da Empresa ou Autônomo relativo ao ISS, Taxas e Alvará. Emitindo a Guia de Pagamento, o cidadão poderá ir a qualquer agência bancária e efetuar o pagamento.

Ainda por meio do portal, os cidadãos poderão emitir a nota fiscal eletrônica, Certidão Conjunta Negativa Dívida Ativa, Certidão Conjunta Positiva com Efeito Negativa e Dívida Ativa, Declaração de Inexistência de Imóvel, Declaração de Inexistência de Cadastro Mobiliário, Certidão de ITBI, Certidão Negativa de Débitos IPTU, Certidão Positiva com Efeito Negativa de IPTU, Alvará e Cartão de Inscrição. O Cidadão poderá efetuar também, a validação da Certidão através do código de Autenticidade impresso.

O portal reúne ainda informações relacionadas aos tributos municipais como ISS, IPTU, ITBI e demais taxas, além de emitir dezenas de documentos e constar todas as informações relacionadas à Legislação Tributária do município. “Com a criação do portal, a nossa ideia foi proporcionar comodidade aos teresinenses, que não precisarão se deslocar aos postos de atendimento, como os CAP (Central de Atendimento ao Público), para ter acesso aos serviços. A consulta aos serviços poderá ser feita em qualquer local e a qualquer hora”, explicou o secretário executivo de finanças, Nilmar Rubens Leal, lembrando ainda que o canal oferece também um canal direto com a população para que possa tirar dúvidas, fazer críticas e sugestões.