O auditor fiscal da Secretaria Municipal de Finanças (SEMF), José Maria Vasconcelos, foi um dos quatro gestores públicos contemplados com bolsa de estudo pelo Comunitas para o Master em Liderança e Gestão Pública (MLG). O programa de pós-graduação (latu sensu) possui módulo internacional realizado na Universidade de Oxford, no Reino Unido, e é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), organização parceira da Comunitas.

José Maria Vasconcelos trabalha atualmente na área de desenvolvimento e manutenção de sistemas informatizados voltados à tributação e fiscalização em Teresina. Para ele, o curso será uma oportunidade única para que realize efetiva mudança na máquina pública.

“A realização do curso tem o objetivo de obter o embasamento teórico necessário para que eu possa utilizar melhor minhas potencialidades na implantação de uma gestão pública mais eficiente e voltada ao atendimento dos interesses da sociedade”, destaca.

Além dos servidores e gestores da PMT, disputaram a seleção das bolsas de estudo gestores públicos de Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Curitiba (PR), Itirapina (SP), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS) e Santos (SP).

Dentre os objetivos desse tipo de ação, está contribuir para a disseminação das boas práticas da gestão pública, bem como qualificar, incentivar e reconhecer talentos em potenciais. Entre as contrapartidas dos bolsistas, está a participação nos encontros da rede, a produção de conteúdo autoral para compor a plataforma Rede Juntos e, também, participação de mentorias com alunos de gestão pública em universidades parceiras da Comunitas.

O MLG

O MLG é um curso de pós-graduação (lato sensu) com carga horária de 360 horas, e duração de 15 meses. Foi concebido em módulos para que os participantes possam conciliar o curso com o exercício das suas funções. O programa busca gestores públicos responsáveis pela implementação de políticas estratégicas, que desejam contribuir, de maneira ética e responsável, pela melhoria e eficácia das políticas públicas. É uma realização do Centro de Política e Liderança Pública (CPL), parceiro técnico da Comunitas.

“É uma experiência enriquecedora. O que aprendemos e as trocas permitidas durante o MLG permitem que possamos gerir com mais técnica e liderança e, dessa forma, fazer a diferença para a cidade de Teresina”, afirma o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, ex-bolsista no Master em Liderança e Gestão Pública (MLG).

Até 2016, foram concedidas 15 bolsas de estudos aos servidores das prefeituras integrantes do Programa Juntos. Com o Programa de Bolsas, a Comunitas busca contribuir para a formação, a capacitação e o conhecimento técnico das principais lideranças que estão à frente da gestão nos municípios e apresentar práticas inovadoras que conduzam ao aprimoramento das políticas públicas e ao desenvolvimento do país.